segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Atenção.

Primeiramente, isso não é anuncio de nenhuma vacina ou qualquer coisa parecida., é apenas uma questão de conscientização, pois, sinceramente, não desejo a nenhum dono que passe por tantos momentos de angústia e aflição.
Hoje, venho a vocês falar da Cinomose, uma doença causada pelo vírus CDV (Canine Distemper Vírus) .
Os cães - sim, afeta apenas cães - são infectados, geralmente, através das vias aéreas. Pode ocorrer também a partir do contato com outros animais já contaminados.
A doença não é criteriosa quanto sexo ou raça, nem por época do ano, mas o período com mais incidência é o inverno.
A doença é dividida em três partes na sintomática:
A primeira fase, logo após o período de incubação, que dura em geral, de 3 a 6 dias, mas podendo chegar até os 15, é caracterizada, no geral, pela presença de febre, que pode atingir os 41°C, perda do apetite, corrimento nasal e ocular.
Após esses período, a segunda fase pode se manifestar em seguida, com 2 ou 3 dias de espaço, ou então, demorar meses, fazendo assim pensar que tudo voltou ao normal.
Então, os sintomas típicos da Cinomose começam a se manifestar. Tais como: Diarréia e vômito, falta de apetite, dificuldade para respirar e febre. Ainda estão suscetíveis a conjuntivite, crostas no fucinho e pneumonia. Um sintoma muito típico é a formação de uma substância amarelo - esverdeada no canto dos olhos, de textura viscosa.
Passado de 1 a 2 semanas, sugue a terceira fase: A fase nervosa, seguida de sintomas de lesão no cérebro e na medula espinhal. Os sintomas mais comuns, são: Espasmos musculares (mioclonia), tiques nervosos, paralisia dos músculos da face, profunda apatia e falta de coordenação motora.
Há a possibilidade do cão se tornar agressivo por inflamações no cérebro, muitas vezes não podendo reconhecer o próprio 'dono'.
Por questão medular, pode haver "descadeiramento" (paralisia do 'quarto' posterior), ou até mesmo imobilidade (que pode ser revertida através da acupuntura e fisioterapia). Isso ocorre pelo quadro degenerativo da Bainha de Mielina.
Também é importante verificar as pupilas. Se elas estiverem dilatadas, o ideal é que mantenha - se o animal em um lugar com pouca luminosidade, evitando assim a queima da retina, consequentemente, a cegueira.
O tratamento é prolongado e exige de muita paciência.
A resposta imunológica do animal também é muito importante para o processo de recuperação.
A alimentação e a medicação são de extrema importância.
A administração de vitaminas ajuda no aumento da imunidade. Geralmente são prescritas a vitamina 'A', 'C' e 'E'.
Os antibióticos e anti- inflamatórios geralmente são trocados de tempos em tempos, para que o vírus (que é envelopado, caracterizando assim uma forma de doença mais agressiva e um combate mais difícil.) seja exterminado.
Existem alguns tratamentos alternativos e fitoterápicos, mas sempre consulte seu veterinário antes da iniciação de qualquer um deles.
A melhor solução é vacinar, evitando assim que o seu animalzinho contraia a doença.
Uma das maiores complicações ainda é a falta de informação, por isso, passe - a adiante.
Obs: Não é aconselhável a vacinação em animais suspeitos de ter a doença. A vacina, neste caso, pode sobrecarregar o sistema imunológico, dificultando o combate.
Bom, meu bebê está infectado, mas muito bem cuidado e medicado.
Às vezes bate aquele desespero... Tristeza...
Mas o importante é passar segurança pra ele.
Coisas positivas pra ele se sentir confiante e com vontade de viver.
Bom, é isso! Mandem energias positivas pro meu bebê!

Nenhum comentário:

Postar um comentário