segunda-feira, 8 de agosto de 2011

"UmbigoQuê?!"

"Umbigobunker?!", esse é o novo cd do cantor e compositor  Jay Vaquer - Um dos mais completos e incríveis da atualidade.
Filho de Jay Anthony Vaquer - Guitarrista americano - e Jane Duboc - Cantora Brasileira, Jay já tem mais de 10 anos de carreira, e chega ao seu sexto cd, sendo este só de músicas inéditas e todas de sua autoria.
Travando uma grande batalha por espaço na mídia, Jay continua, para a alegria dos fãs. (É incrível como artistas valorosos e que tem muito a acrescentar  não recebem todo reconhecimento merecido. Mas a mundiça - nós, fãs - estamos junto com ele).
Mas o grande é que, 2 anos depois do "Alive in Brazil", DVD ao vivo com os maiores sucessos da carreira, chega o "Umbigobunker?!", recebendo o selo Indie da Lab 344 (Aliás, primeiro artista nacional a gravar um cd com o selo).
E diríamos que foi um sufoco pra nós, fãs, acompanhando as letras e algumas imagens postadas pelo Jay no Fuzarca, onde Jay estabelece contato com os interessados pelo seu trabalho.
Mas então, "UmbigoQuê?!"
Jay deu uma explicação para o nome nada convencional.
"Não critico o "umbigobunker"… Nem faria qualquer sentido.. Apenas aponto, relato, admito, detecto que as canções deste álbum, giram em torno de relações que se revelam pelas fendas, escapes, fraturas dessa "estrutura"… Da realização do que parece auto-sabotagem; Da deterioração, degradação que o tempo pode proporcionar/provocar/ocasionar naquilo que começa com interesse, curiosidade e até admiração , para descambar, virar lastimável baixaria; da necessidade de tentar (em vão) um acordo com o próprio mr. tempo; De questionar uma dissimulada que pretende transparecer ( comprar o "combo") -perfeição- cuidando do físico com suco de linhaça e da mente com rivotril ; De abraçar o absurdo e improvável para ter forças e seguir em frente; Do perigoso e delicioso saltar, "inventando" a rede de segurança(?)..rs... vai por aí…"
E é isso mesmo. É o nosso cotidiano.
São as rachaduras da sociedades ali, assumidas.
Como disse o próprio, na faixa título: "Fraturas expostas, dispostas a nos expor."
O legal do trabalho do Jay é que, é uma misturinha Pop Rock Mpb sem fórmlas construtivas nem nada apelativo. Acima de tudo, há algo indescritível, que só ouvindo se sente.
Espero enlouquecidamente meu cd chegar, por enquanto está em venda na Saraiva.
Já garanti o meu, e decidi só ouvi - lo depois da entrega, mas o trabalho é tão confiável e com tanta qualidade, que faço o post antes mesmo de ter escutado.
Ah, antes que me esqueça, tem show de lançamento!
Dia 19/08/2011, na casa Vivo Rio. Eu particularmente estou tentando ir, negociando meus próximos 10 aniversários, só pra estar lá.
A partir de hoje, começo a postar músicas do Jay aqui. Eu já o fiz, acho que em fevereiro...
O CD ainda conta com a participação de Gadú, na faixa: "Do nada, me jogaram aos leões."
Agora, digam - me: Dá pra perder?!?!
A resposta, com certeza é não!

Nenhum comentário:

Postar um comentário