quinta-feira, 6 de setembro de 2012

100 vezes Nelson - Final

Não dá pra contar a história desse genial homem e no fim esquecer sua obra.
Por vezes aclamado, vaiado, mas aos trancos e barrancos, hoje louvado pelo legado que arrasta - se.
Aplausos e aplausos e aplausos para o homem que realmente escreveu a vida como ela é (sem trocadilhos!), nos seus detalhes sórdidos e íntimos.
E que seja enaltecido cem, mil, dez mil vezes, tantas forem preciso pra que a chama desse grande homem ilumine o caminho de leitores das próximas gerações.
Me despeço com algumas frases apenas, quem sabe as mais célebres.
Nelson não se acaba aqui, em breve ele voltará novamente, e depois, e depois...

"Só acredito nas pessoas que ainda se ruborizam".

"Todo amor é eterno. Se não é eterno, não era amor". 

"Se o homem soubesse amar não elevaria a voz nunca, jamais discutiria, jamais faria sofrer. Mas ele ainda não aprendeu nada. Dir - se - ia que que cada amor é o primeiro e que os amorosos dos nossos dias são tão ingênuos, inexperientes, ineptos, coo Adão e Eva. Ninguém, absolutamente, sabe amar. D. Juan havia de ser tão cândido como uma namoradinha de subúrbio. Amigos, o amor é um eterno recomeçar. Cada novo amor é como se fosse o primeiro e o último.E é por isso que o homem há de sofrer tanto até o fim do mundo - por que sempre há de amar errado".

"O Carioca é um ser encantado. No Rio, dois sujeitos que nunca se viram, tornam - se como que súbitos amigos de infância e caem nos braços um do outro, aos soluços. É a única cidade em que se pode nascer, entre dois desconhecidos, uma intimidade fulminante".

"Na hora de odiar, ou de matar, ou de morrer, ou simplesmente de pensar, os homens se aglomeram. (...) A opinião unânime está há um milímetro do erro, do equívoco, uma iniquidade. (...) Toda unanimidade é burra. Quem pensa com a unanimidade não precisa pensar".

"Invejo a burrice, porque é eterna".

"Não se apresse em perdoar. A misericórdia também corrompe".

"Nem todas mulheres gostam de apanhar. Só as normais".


Nenhum comentário:

Postar um comentário