quinta-feira, 30 de agosto de 2012

100 vezes Nelson - Parte II

Em 1949 Nelson segue para o "Diário da noite", abandona o pseudônimo feminino Suzana Flag e parte para Myrna, agora respondendo cartas de leitoras.
Estréia Dorotéia em 07 de março de 1950. Com medo da censura, não assina o texto. A platéia dividida fica ao final, com a metade onde estavam os convidados aplaudindo efusivamente e a outra parte que sai em silêncio. A peça fica em cartaz por 13 dias.
No mesmo ano sai dos Diários Associados e fica aguardando por convites de outros jornais. No ano seguinte vai para a Última hora "A vida como ela é...". Em junho estréia uma nova peça, "Valsa n° 6", que fica 4 meses em cartaz e torna - se outra decepção para o autor.
Nelson recebe o convite de escrever uma coluna diária sobre um fato real, com o título de "Atire a primeira pedra", mas o autor sugere "A vida como ela é...". Sugestão aceita. O sucesso foi estrondoso. Em 1951 relança Suzana Flag em "O homem proibido".
A famosa frase "Toda mulher gosta de apanhar. Todas não, só as normais" Surge a partir de um caso em sua vizinhança, onde um homem cansado de tanta humilhação por parte da esposa, no meio da rua, deu -lhe uma sova cinto. Quanto mais ele batia, mais o incentivavam a bater. O espanto foi a mulher, que prostrou - se aos pés do homem aos beijos, e a partir de então, passou a desfilar de braços dados ao seu lado, toda orgulhosa.
Em 08 de julho de 1953 entra em cartaz "A falecida". Chamada de tragédia carioca, era na verdade uma comédia que foi escrita em apenas 26 dias. Lançou também na mesma época o último folhetim de Suzana Flag, "Flan".
"Senhora dos afogados"  sobe aos palcos no Rio, em 1954. Mais uma vez a platéia divide - se. Parte grita "Gênio", e outros, aos berros, "Tarado". Nelson reagem, e grita do tablado: "Burros! Burros!"
"Perdoa - me por me traíres" também tem parte censurada e sofre cortes. Trás uma surpresa na estréia: Nelson interpreta Raul. Mais uma vez as vaias e aplausos tomaram conta do mesmo espaço, e ele não se faz de rogado, rebatendo: "Burros! Zebus!". De repente, um tiro! Um vereador em questão saca uma arma e dá um tiro para amedrontar alguém que o chama de palhaço. O tumulto instaura - se. No dia seguinte, a peça é interditada de vez.
Em 13 de setembro do mesmo ano é a vez de "Viúva, porém honesta". Especula - se que nela o autor tentava atingir aos críticos da sua obra anterior.
Dercy Gonçalves estréia Dorotéia em São Paulo. Ficou um mês em cartaz. Nelson não gostava dos 'cacos' que a atriz introduziu no texto.
A próxima peça é "Os sete gatinhos" em 1958. Apesar de satirizar o presidente da época, Juscelino Kubitschek, Nelson vai até ele pedir um emprego. Consegue o cargo de tesoureiro de um instituto de aposentadorias e pensões. É reprovado em um exame de visão. Pede, então, a vaga para sua esposa. Juscelino queria agradar a Mário Filho e a nomeia.
Após cirurgia de risco para a retirada da vesícula, fica três meses sem publicar sua coluna. A manchete esportiva  fica fora do ar de Novembro de 1958 a Março de 1959.
De agosto de 1959 a Fevereiro de 1960, o público acompanha a história de Engraçadinha e sua família em "Asfalto selvagem". Foram publicados dois livros, intitulados "Engraçadinha - Seus amores e seus pecados dos doze aos dezoito" e "Engraçadinha - Depois dos trinta".
"Boca de ouro" surge novamente da junção de seus fatos cotidianos com a realidade da época, por conta de um motorista de ônibus que gabava - se por ter todos os dentes de ouro juntamente com o bicheiro do submundo carioca, Arlindo Pimenta.
Como todas as demais, a peça também sofre com a censura. É um fracasso em São Paulo. No Rio, com a troca dos atores que estrelavam o papel principal, foi um grande sucesso.
Em 1960 entrega "Um beijo no asfalto", que estava há um mês e meio em cartaz quando Jânio Quadros sai da presidência. Percorre o Brasil por cerca de 7 meses e provoca a saída de Nelson da Última Hora, pelas referências pouco positivas à imagem do jornal. Volta para  O diário da noite  com "A vida como ela é..."  e dez meses depois parte para O Globo em uma coluna esportiva.
Separa - se de Elza dois anos após conhecer Lúcia Cruz Lima. No almoço de despedida, a sua ex - esposa tenta suicidar - se.
Estreou "Otto Lara Resende ou Bonitinha, mas ordinária." que ficou por 4 meses em cartaz. Só não se conforma pelo amigo Otto não ter ido assistir ao espetáculo.
Escreveu para Walter Clarck a primeira novela Brasileira, "A morte sem espelho", que ,apesar de grande elenco, não obteve sucesso por conta do horário, o das 23:30 hrs. Posteriormente passou para às 22:00 hrs. De nada adiantou. Foi convidado a encerrá - la rapidamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário