domingo, 23 de janeiro de 2011

E eu, o que faço com essas cores?


A vida de um daltônico não é fácil.
Por vezes as pessoas acham que é mentira, mas sim, eu não consigo enxergar bem certas escalas de cores.
Ok, dizer que não diferencio certas escalas é amenizar a situação.
O pré - escolar e o jardim da infância? Pesadelos.
Pintando o céu de roxo...
Aulas de arte do ensino fundamental... Agradecia por que quase todas eram teóricas, ou então tinha que usar a velha tática:
"Me empresta teu lápis verde?" O ruim era a resposta, que quase sempre vinha em forma de: "Pega ai"
Ou então: "Tu viu meu lápis vermelho?" tudo pra pessoa procurar e entregar a você, pelo simples fato de você não diferenciar.
Qual a função de caixas de lápis de cor com mais de 50 cores?
Por respeito, pelo menos, os lápis deveriam ser etiquetados com o nome da pigmentação, pra evitar as idas à secretaria da escola por pintar a bandeira do Brasil de roxo...
O tempo foi passando, veio a integração com a internet. Mundo globalizado.
Combinação de cores em sites que impossibilita a leitura do maldito texto.
Messenger? Sufoco! As cores do status não facilitam em nada. Nunca vejo mudança alguma.
Pra saber se alguém está 'disponível', 'ausente', 'ocupado' ou o que diabos seja, tenho que abrir a janela de conversa.
E ainda tem aqueles que nos pedem pra digitar letras coloridas que ficam em contraste com fundo mais coloridos ainda...
Eu não vejo nada! Até parece teste de daltonismo.
Acredito que nunca sejamos levados em conta na era digital...
Minha mãe? Dizia que era manha, bobagem...
Quando fui fazer um teste mais específico no oculista, com bolinhas coloridas, veio a confirmação: Daltônica.
Então todas as bandeiras do Brasil, céus e mares em roxo, troncos de árvore em vermelho e folhagens em marros (eu nunca conseguir ver o marrom! Me falam que é quase um preto, só que mais avermelhado... é cor de lama... mas eu não vejo a lama marrom...) e quase atropelamentos por "não respeitar o semáforo" fizeram sentido.
Causa? Despigmentação ocular e falha em cones perceptivos em certas cores com a entrada de luz.
Sendo garota, caso raro, já que dois cromossomos 'X' teriam que ter a mesma característica do daltonismo, enquanto para os homens, um só os basta.
Invejo as pessoas que conseguem ver 10 tons de azul. Adoro azul, mas às vezes não consigo enxergar um tom apenas, sequer.
Aula de química com substâncias: Eu agradeço por ter uma perdida. Nunca consigo ver a maldita substância ficar rosa ou qualquer cor que o professor diz que ela ficou.
Aulas de geografia com mapas: infelizmente, legendas de mapas exigem muitas cores.
Profissões também excluem daltônicos...
Nunca poderei ser Engenheira Elétrica, Piloto de avião, Gráfica Industrial, Geóloga, Química...
Tenho problemas com a compra de roupas. Tenho de ir sempre acompanhada. Para evitar problemas, prefiro tons neutros, meu guarda roupa é praticamente composto por preto, branco e tons de cinza.
Já comprei tênis achando que era branco, mas na verdade era rosa. Camisetas roxas jurando que era azul. Vermelho achando que era verde.
Essas cores: Azul, roxo, violeta, lilás, rosa... Há diferença entre elas?
E o tronco da árvore, como assim, não é vermelho?
Felicidade extrema é quando consigo identificar 3 cores no arco - íris, que são 7.
O amarelo, sempre vejo. O vermelho, verde, anil e violeta, nunca vi.
Anil, violeta e rosa, acho que parece com o azul ou o roxo, o que me deixa confusa.
Dá pra decorar as cores do objetos pra tentar não errar e ainda fazer um jogo de cores, como:
'Se eu vejo azul no lugar de roxo, tudo que eu ver azul, na verdade é roxo.' Nem sempre isso funciona. Quase nunca, na verdade.
Jogos de futebol + Um dautônico perdido = Coisa impossível de assistir...
Brasil x Holanda? Quem não estava de verde, ali?
A maior desilusão da minha vida? Fanta Laranja não é amarela e Fanta uva não é vermelha! Isso mudou totalmente a minha visão de mundo!
Não, na verdade, a segunda decepção foi a Fanta.
A primeira foi o papai noel...
Pra mim, o papai noel sempre foi ecologicamente correto... Usa verde, defende a natureza!
Carta de motorista? Nunca poderei tirar... 
Como já mencionado, problemas com as cores do sinal de trânsito...
Atravessar a rua?
Já perdi as contas das vezes que ia queimando o sinal... 
Tantas e tantas e tantas.
Agora espero no mínimo 3 carros pararem ou sigo o fluxo de pessoas.
De certo, algumas não, muitas vezes tenho vergonha de não conseguir ver as cores, e então digo que as enxergo, tento fingir...
Agora, lido mais abertamente com esse assunto, já não me assusta tanto, pois percebo que posso ter uma vida normal.
Mas o pior de tudo, são as perguntas que fazem:

-Você é Daltônica, sério?
-Você nasceu daltônica? (Não, bati a cabeça tanto na parede, que isso afetou a minha visão. Em um dia, o céu era azul, no outro, ficou roxo...)
-Esse problema te afeta muito? (Claro, nem saio de casa...)
-Você vê tudo em preto e branco?
- Qual a cor de WTF? (Sempre tem essa de perguntar a cor de alguma coisa, e quando você erra, acham que você está mentindo.)

Coisas que provavelmente você vai me ouvir dizer:

-Eu não vejo o mundo em tons de cinza.
-Eu sei que a grama e a folhagem das árvores são verdes, e os troncos marrons... Mas eu não vejo isso.
-Esse mundo tem cor demais.

E por favor, nunca, nunca peça pra um daltônico:

-Que ele compre roupas coloridas (É, a essa modinha bizarra, corremos o risco de aderir sem querer. Tons neutros já!)
-Que ele corte o fio vermelho de uma bomba.
-Que ele aperte um botão verde.
-Que ele adivinhe a cor da blusa do ser mais próximo.
-Que interprete mapas ou gráficos coloridos.

Esse é o meu mundo descoberto...
Nem o blogger ajuda, com suas cores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário